ÁREA DE CLIENTES

Use um Login e Senha válidos para ter acesso à Área de Clientes

Registo | Recuperar Senha

Visitas aos Apiários e a locais de instalação de futuros Apiários

 
 

Realizam-se visitas a vários apiários na intenção de acompanhar algumas situações desenvolvidas pelos apicultores e tentar esclarecer alguns princípios básicos da sanidade apícola, recolha de abelhas e criação para análise, etc. Para tal, elaboraram-se fichas de visita a apiários, pois é importante manter o registo das ocorrências.

A zona da Serra da Lousã é particularmente procurada pelos apicultores para a instalação dos seus apiários. A Serra da Lousã tem locais muito bons para implantação de novos apiários, respeitando todas as distâncias previstas pela lei.
Apenas há que ter em consideração antes da implantação do apiário se são zonas baldias, ou de perímetro florestal, ou ainda em co-gestão de ambos responsáveis. Nestes casos são alertados para o facto de precisarem de autorizações e pareceres das respectivas entidades.

O conjunto de condições que se procura é o seguinte: Árvores de folha caduca nas imediações, boa exposição solar, flora melífera em abundância, cursos de água próximos, bons acessos pedonais e para viaturas, protecção contra ventos dominantes.